Home   |  Núcleo de Memória  |  Relembre  |  Contato  |  Agenda  |  Equipe  |
 
TEMAS DO ACERVO
Alguns aspectos técnicos de um acervo histórico empresarial


        Atualmente existe uma grande preocupação por parte das empresas em se fundamentar uma política de arquivo e preservação da memória institucional.
        A preservação, a manutenção e a disponibilização dos acervos empresariais podem trazer contribuições significativas. A conservação de documentos, fotos e demais objetos podem comprovar a relevância histórica da empresa, inovações e melhorias de sua infra-estrutura e delinear os novos rumos a serem traçados. Sob este ponto de vista, torna-se fundamental a definição de padrões de qualidade e organização para uma pesquisa com qualidade e eficácia.
        O Banco de Imagem e Som (BIS), que integra o Núcleo de Memória, cuida da preservação do acervo fotográfico e audiovisual do Colégio Santo Américo e da Abadia São Geraldo, através de princípios da Arquivística que norteiam os seus procedimentos.  


 

        A organização, conservação e manutenção de um acervo histórico requerem uma série de cuidados contínuos e detalhados.
Organização Documental: envolve disposição física, identificação e atividades sistemáticas de levantamento, seleção e agrupamento de informações referentes aos conjuntos ou a um determinado documento. A partir desses dados poderemos chegar a um instrumento apropriado que permita o acesso e controle do acervo, como por exemplo, um guia ou um catálogo do acervo.

 

Conservação: é extremamente importante, pois proporciona maior tempo de vida aos objetos. No caso dos acervos fotográficos, os tipos de emulsão e suporte são fatores de classificação inicial.Os materiais apresentam comportamentos diferentes entre si em relação à degradação, portanto é de vital importância compreendê-los para entender o comportamento dos componentes das coleções e a partir daí estabelecer os procedimentos corretos para tratá-los e acondicioná-los.
       
Manutenção: a política de preservação visa estancar o processo de deterioração das coleções através de tratamentos preventivos e constantes, acondicionamento e guarda apropriada dos materiais. Todo o tratamento de conservação deve ser feito com cautela e em local adequado, pois mesmo não contando com o apoio de um laboratório bem equipado, é possível adaptar certos espaços, criando boas condições para se trabalhar com conforto, já que os procedimentos são lentos e exigem paciência.
Estes são apenas alguns princípios básicos que visam noções simples de uma boa organização, sendo que há um universo muito mais amplo e minucioso de ações e processos padronizados em uma coleção. 

 
 
Doações

        Caso você queira fazer uma doação ao BIS, ou a qualquer outro acervo fotográfico, é importante observar alguns detalhes, como por exemplo: evite usar cola, fita adesiva, clipes, elásticos ou algo que possa causar dano físico ou reação química.
        É importante passar o máximo de informação sobre a doação como: data, autor, ano, histórico, procedência, entre outros dados. Isto facilita a padronização dos itens a serem catalogados, bem como agiliza e otimiza o processo de organização. 

Texto e pesquisa: Donivaldo Silva de Oliveira

Revisão: Fernanda Scalvi 


Referência Bibliográfica:
FILIPPI, Patrícia de; LIMA. Solange F.; CARVALHO, Vânia C. Como tratar coleções de fotografias; 2. ed. São Paulo : Arquivo do Estado : Imprensa Oficial do Estado, 2002 (Projeto como fazer, volume 4)

 





Pesquisar:  


Foram Encontrados 21 Registro(s).
TítuloData Cadastro
Monte Kemel 17/08/2015
Natal e memória no Mosteiro São Geraldo 11/12/2014
Dom Severino Köegl O.S.B. 21/10/2014
Bibliotecas Têm Alma 26/08/2014
O Espírito Beneditino e o Colégio Santo Américo 01/04/2014
Associação de Ex-Alunos 23/09/2013
Associação de Ex-Alunos 23/09/2013
Construção do Colégio Santo Américo 22/01/2013
Arte e Loucura - Referências Bibliográficas 27/09/2012
Arte e Loucura - Artistas 27/09/2012
Arte e Loucura 27/09/2012
Imigração Húngara no Brasil - Parte 2 15/05/2012
Imigração Húngara no Brasil - Parte 1 15/05/2012
Visita do Papa João Paulo II ao Mosteiro São Geraldo de São Paulo 10/02/2012
O Movimento Escoteiro e o Colégio Santo Américo 07/12/2011
Escotismo 06/12/2011
Alguns aspectos técnicos de um acervo histórico empresarial 16/11/2011
O que é o Banco de Imagem e Som? 26/10/2011
Artistas Imigrantes - Referências Bibliográficas 01/08/2011
Artistas Imigrantes 28/07/2011
Memória Oral 25/05/2011