Home   |  Núcleo de Memória  |  Relembre  |  Contato  |  Agenda  |  Equipe  |
 
TEMAS DO ACERVO
Museu do Oratório – Ouro Preto, MG - Coleção Angela Gutierrez

 

 

MUSEU do Oratório. Belo Horizonte: Instituto Cultural Flávio Gutierrez, 1999. 200 p.il.

Obra bilíngüe:português e francês; Coleção Ângela Gutierrez; Doação Fundação CCI - Brasil.




 Sobre o livro

 

        Angela Gutierrez, mineira, empresária, empreendedora cultural e colecionadora de arte religiosa brasileira, presidente do Instituto Flavio Gutierrez, viabiliza um projeto e concretiza seu sonho de tornar pública sua coleção de quase duas centenas de oratórios brasileiros.

        O Museu do Oratório foi inaugurado em 1998, na cidade de Ouro Preto, Minas Gerais, junto à Igreja do Carmo. O acervo pertence hoje ao IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

        Este livro é um catálogo da coleção dessa pesquisadora, publicado em parceria com a CCF-Brasil. Obra bilingue português-francês, dedicada ao acervo do Museu do Oratório. 200 páginas, em papel couché mat 150g, ricamente ilustradas. Traz reproduções de gravuras de Jean-Baptiste Debret.

        O livro, ou parte dele, só pode ser reproduzido com autorização expressa do autor.

 

 

   

Página em que o oratório apresenta portas articuladas

  



Oratórios


        As obras reunidas no Museu do Oratório são provenientes de épocas e de diferentes lugares do Brasil, a partir do século XVIII até o século XX.

        Como o Brasil era um país essencialmente agrícola, a prática religiosa era um tanto rara, duas vezes ao ano, no máximo, era celebrada missa, ou, quando da visita de algum padre itinerante. O oratório fazia as vezes de igrejinha doméstica pois  estava sempre à disposição dos devotos, protegendo a fazenda, além de ser fácil de transportar.

 

  

 





Pesquisar:  


Foram Encontrados 9 Registro(s).