Home   |  Núcleo de Memória  |  Relembre  |  Contato  |  Agenda  |  Equipe  |
 
TEMAS DO ACERVO
Preservando o passado: uma imagem quase centenária




img2342013_1457.jpg (340×470)



O bebê da foto em questão é o futuro Dom Engelberto Sarlós. Esta imagem foi produzida em um período conturbado da história da Hungria com grandes pressões internas e externas. As forças armadas do Império Austro-Húngaro entraram em colapso, em consequência de derrotas sofridas durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), o que resultou em grandes perdas territoriais. Internamente existiam diversos grupos étnicos, dentre eles, eslovenos, croatas, polacos,eslovacos e checos, que não tinham plenos direitos de cidadania. Após a vitória das grande potências ocidentais, estes ganharam consideráveis partes do território húngaro culminando com a desintegração do Império.

Dom Engelberto nasceu em Budapeste em 1916. Foi um dos monges fundadores do Colégio Santo Américo, professor de matemática e seu segundo reitor. Ao longo de sua gestão, o Colégio alcançou sua consolidação pedagógica e teve seu espaço físico ampliado. Em paralelo às atividades exercidas no Colégio, foi professor da Faculdade de Ciências Matemáticas e Físicas da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo entre 1958 e 1986.

Faleceu em 3 de setembro de 1986, deixando como ensinamentos o seu devotamento e caráter. 

A imagem original que está no BIS é uma fotografia em papel, pb, sua composição apresenta sais de prata e dimensões de 9x14 cm. Data estimada: 1917. Fotógrafo desconhecido.


Autores: Karina Alves Cavalcante

         Donivaldo S. de Oliveira

Revisão: Fernanda Cristina Scalvi





Pesquisar:  


Foram Encontrados 16 Registro(s).