Home   |  Núcleo de Memória  |  Relembre  |  Contato  |  Agenda  |  Equipe  |
 
TEMAS DO ACERVO
O Colégio Santo Américo e os Esportes

 

O esporte no Colégio Santo Américo sempre foi considerado como uma ferramenta fundamental na formação escolar. Importante para o exercício das faculdades físicas e mentais dos alunos, estimula valores como o espírito de equipe, persistência, sociabilidade, solidariedade e disciplina - qualidades estas que ajudam a formar a identidade do Colégio Santo Américo. 


 Aula de Educação Física na primeira sede do Colégio. Fotógrafo desconhecido. Década de 1950


As condições bastantes restritas dos anos passados, como a modesta quadra da primeira sede do colégio, não foram suficientes para impedir a superação e o espírito determinado de monges e demais professores, em especial Dom Gabriel e o professor Moacir, preocupados em inserir a formação esportiva como base para a formação dos alunos.


 
O futebol, paixão nacional, sempre esteve presente no CSA. Sede do Morumbi. Fotógrafo desconhecido. Década de 1960


O colégio também ganhou destaque em outras modalidades como por exemplo o pólo aquático, natação, atletismo, handebol, xadrez, entre outros. Participante de inúmeras competições de âmbito estadual e municipal provou ser um excelente competidor em diversas ocasiões.

 Prática de handebal nas instalações do CSA. Fotógrafo desconhecido. Década de 1970

Um dos esportes mais tradicionais do Santo Américo é o basquete. Graças ao grande desempenho nesta modalidade esportiva e as experiências bem sucedidas se tornou tradição na história do CSA. Em toda sua história no Santo Américo, nenhuma equipe conseguiu tantas vitórias e títulos, como a equipe infanto-juvenil de 1983, que serviu de base para a Seleção Paulista de Basquete, campeã invicta do Brasileiro de 1981.


 
X Olímpiada Infanto-Juvenil, desfile de abertura com alunos do CSA. Fotógrafo desconhecido. 1975

 Conforme atestam os anuários localizados na Biblioteca da Abadia São Geraldo,  destacaram-se alguns momentos:
1971 - Campeão da VI Olimpíada Colegial, organizada pela Secretaria Municipal de Esportes da Prefeitura de São Paulo.
1973 -  Campeão "I Jogos Mirins", promovidos pela Secretaria Municipal de Esportes do Estado de São Paulo.
1974 - Vice-Campeão Geral da IX Olimpíada Infanto-Juvenil, organizada pela Prefeitura de São Paulo. Esta competição era uma das maiores da América Latina em contingente e número de modalidades a serem competidas.
1975 - Campeão Masculino e Vice-Campeão Geral da X Olimpíada Infanto-Juvenil, organizada pela Prefeitura de São Paulo.
1983 - Bicampeão dos X Jogos Mirins da Grande São Paulo.


 
Time campeão de basquete, ladeado por Dom Gabriel e professor Moacir, em uma época de grandes conquistas. Fotógrafo desconhecido. Década de 1980

 
 


 
Revista Lance Livre: o CSA entre as melhores equipes de basquete de São Paulo e possívelmente do país. Edição número 9, Outubro de 1982

Próximo





Pesquisar:  


Foram Encontrados 16 Registro(s).